sábado, 16 de dezembro de 2023

Bastidores da matéria “descartada” pela TV Gazeta.

A respeito da matéria que estava sendo preparada pela TV Gazeta sobre a biografia de Dona Domingas, muitos me questionaram sobre o desfecho desse processo. 

Esclareço os fatos:

Inicialmente, fui contatado pela equipe de jornalismo que fez diversas perguntas sobre o livro. No dia seguinte, uma jornalista confirmou a matéria e solicitou nomes e contatos dos parentes ainda vivos. Enviei o livro conforme combinado.

Dias depois, a jornalista entrou em contato novamente, e acertamos que a gravação seria realizada em frente ao Palácio Anchieta, onde está localizada a estátua de Dona Domingas. Além disso, combinamos de ligar para o padre Roberto Camillato, responsável pelas orelhas do livro, e dona Nerina Herzog, que fez a apresentação do livro, para também participarem.

Enfim, foram duas semanas de negociações. Os parentes entraram em contato comigo para expressar gratidão. Resumo: Dias e até semanas se passaram sem que a jornalista entrasse em contato, apesar de eu ter enviado várias mensagens buscando esclarecimentos. Resumo final: Não obtive mais resposta.

Fica a indagação: O que teria acontecido para não receber retorno? O lamentável é que foram veiculadas diversas matérias posteriores, a exemplo do Dia da Consciência Negra, onde continuaram abordando Dona Domingas de maneira enviesada, destacando sua pobreza e a colocando em um pedestal que ela nunca almejou em vida.

Este é o meu protesto, com todo o respeito não ao jornal, mas à memória de Dona Domingas. Peço desculpas pelo desabafo, mas é notável que a estátua de Dona Domingas será lembrada apenas ocasionalmente, "ao gosto das circunstâncias".






20 comentários:


  1. Estêvão Zizzi isso já aconteceu comigo mais de uma vez, a reportagem entra em contato e marca, você tem que estar à disposição deles nos horários deles, e depois cancelam. Quando lançamos À Sombra do Elefante em 2014, disseram que não podiam fazer a matéria, pois seria "propaganda" gratuita para o livro. Mentalidade pequena. Pauta cheia de futilidades, lamentável. Sua biografia é maravilhosa, deveria estar disponível nas escolas...

    ResponderExcluir
  2. Agora entendo melhor 2 coisas em relação à TV GAZETA 1) porquê me entrevistaram sobre São Gabriel da Palha e não veicularam a reportagem; 2) o baixo índice de credibilidade apresentado pela emissora.

    ResponderExcluir
  3. É lamentável saber que um meio de comunicação com tanta influência tenha feito isso.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Estêvão Zizzi . Assisti à matéria e fiquei me perguntando, qual seria a razão de não terem colocado os créditos ao seu conhecimento sobre D.Domingas.

    ResponderExcluir
  5. Se fosse uma Anita estaria na capa. Uma vergonha.

    ResponderExcluir
  6. E vivem falando na igualdade social. Tudo uma cortina de fumaça!

    ResponderExcluir
  7. Hoje mais do que nunca vivemos num mundo de sorrisos falsos de alegria!

    ResponderExcluir
  8. Que país é esse? Diria Cazuza.

    ResponderExcluir
  9. É como diz a música: “ Vamo lá, vamo lá
    Eu só quero é ser feliz
    Andar tranquilamente na favela onde eu nasc (Han!)
    E poder me orgulhar
    E ter a consciência que o pobre tem seu lugar.”

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente pobre não dá IBOPE!

    ResponderExcluir
  11. E se dizem transparentes!

    ResponderExcluir
  12. Democracia ou demagogia?

    ResponderExcluir
  13. Eles pensam que somos idiotas. Usam pobres, negros, etc, somente para vender produtos! O resto não dá lucro!

    ResponderExcluir
  14. Lamentável episódio. Aguardando cenas dos próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  15. Pelos comentários que li não se trata de um caso isolado. É triste.

    ResponderExcluir
  16. Eles vivem de sensacionalismo.

    ResponderExcluir
  17. Já mudei de canal há muito tempo!

    ResponderExcluir
  18. Esse é a nossa imprensa que se diz livre!

    ResponderExcluir