terça-feira, 26 de dezembro de 2023

O Guará fica à esquerda ou à direta?


O primeiro Procon Municipal do Espírito Santo e as trapalhadas do brasão.

O Guará fica à esquerda ou à direta?

 

Antes da inauguração do primeiro Procon municipal do nosso estado, em Guarapari, em 1996, começamos a confeccionar os brasões das jaquetas para uso dos funcionários, logo após a aprovação da lei pela câmara.

Dias antes, fui almoçar com um assessor no centro da cidade. No meio do caminho, comecei a observar as bandeiras. Pasmem! Nas muitas bandeiras espalhadas, o Guará, símbolo da cidade, aparecia ora com a cabeça à direita, ora à esquerda. Comentei com meu assessor: - Veja que absurdo! Ele respondeu: - Deixe pra lá! Quem vai se incomodar com isso? Incomodado, fui falar à época com o prefeito, Gilberto Conradi. Quando mostrei a trapalhada ele respondeu: - Não pode ser!

Imediatamente, pediu à sua assessoria que verificasse o imbróglio. Finalmente, constataram que a estampa estava incorreta há anos. Em resumo, o Guará deveria ter a cabeça do lado direito, conforme estabelecia a Lei Municipal nº 484/1968, art. 3º.:

“Art. 3º O “Brasão” constará: em campo de ouro um guará (gudecimus rubar) na sua cor vemelho-carmesim, de perfil, à dextra, pousado sobre uma campanha de azul, suportes, um remo de café furtado e outro de mandioca, nas suas cores, num listel de blau (azul), em letras de ouro – Guarapari 1.969 PER ORAS SANATES. Cores mural de ouro, de quatro torres, aparecendo uma completa ao centro e duas pela metade, nos extremos.”.

A Lei foi revogada pela LEI Nº 2.889, DE 09 DE SETEMBRO DE 2008. O interessante é que a nova lei não indica o lado em que a cabeça do Guará deve ficar.

E mais, em 15 de março de 1996 o Procon foi inaugura.  Era para ser uma festa! Mas não foi! Todas as autoridades foram convidas.... governador, vice, secretários de estados, etc.

Resumo: Às 18 horas em ponto, o prefeito chegou e me perguntou: - Não veio ninguém? Respondi: - Como não foram eles que inauguram por motivos óbvios em política.......(oposição a tudo e a todos).

Enfim, está lá até hoje, mas, quando deixei o órgão que trabalhava a todo vapor, revogaram também a lei que redigi!

Um forte abraço a todos os políticos que não foram à inauguração. Na verdade, nem fariam falta.

E o Guará fica a Dextra! (Direita)





 

4 comentários: