sexta-feira, 15 de março de 2024


#diamundialdoconsumidor

A foto única da inauguração do Procon de Guarapari, enfrentando tentativas de impedimento, por meros interesses políticos mesquinhos.
No Dia Mundial do Consumidor, relembra-se a inauguração do primeiro Procon municipal do Brasil, há 29 anos em Guarapari, Espírito Santo, em conjunto com o saudoso prefeito Gilberto Corradi.
Às 18 horas do dia 15 de março daquele ano, após várias tentativas do ex-secretário estadual de Justiça de impedir a criação do primeiro Procon municipal do estado e do país, por motivos que consideramos pertinentes que o público conheça... Resumimos: ELE (S) queria (M) que o Procon Estadual, do qual fui secretário, continuasse a "governar e dar ordens" em todo o estado. O ex-secretário chegou a telefonar para o prefeito, afirmando que ele não tinha atribuição legal e que somente ELE (S) poderia (M) autorizar. Por coincidência, eu estava no gabinete do prefeito. Com o telefone no viva voz, pedi ao prefeito para falar com o ex-secretário. A conversa foi breve: Eu disse: "Me desculpe, secretário, mas aqui o prefeito tem sim atribuição legal para fundar o Procon, ao contrário de 'VOSSA EXCELÊNCIA', que será bem recebida na inauguração."
Bem, prefiro não citar o nome, pois "fulano" não merece ter destaque aqui.
Por educação, o prefeito enviou convites a todas as autoridades do estado, incluindo o governador e demais autoridades.
Enfim, para surpresa de todos, ninguém compareceu! O interessante é que não houve disputas de egos ou partidárias. Apenas queriam, literalmente, que Ele(S) inaugurasse(m).
É surreal! Quem passou dois meses mergulhado na legislação e depois redigiu a lei fui eu. (Me desculpe pelo "eu"). Depois, a Câmara Municipal aprovou por maioria de votos, com um detalhe: houve um voto contra. Mas evitarei citar o partido por questões que não merecem ser mencionadas. Finalizado, no dia da inauguração o prefeito chegou com algumas autoridades locais e me perguntou: “Não veio ninguém do Estado?” Respondi: O senhor acha que viriam?”
A frase de Eduardo Galeno é pontual: “Os ditadores têm medo dos poetas porque os poetas são cidadãos cujas armas são as palavras."
Trabalhos realizados naquele período:
1- Procon nas escolas.
2- Jornal do Consumidor.
3- Feira da Fraude.
4- 4. Contribuímos para tornar a cesta básica mais acessível ao consumidor e realizamos palestras com os comerciantes. Também participamos ativamente na adequação da rotulagem de diversos produtos em nível nacional. No entanto, uma das ações mais significativas foi pressionar a Motorola a lançar um novo modelo de celular, pois os primeiros facilitavam grampos telefônicos. Agradecemos a todos que acreditaram em nosso trabalho, pois quando um consumidor deixa de reclamar, é a coletividade que perde.
Depois que deixamos o órgão, uma "curriola" revogou a lei na íntegra. Em outras palavras, uma lei que seguia rigorosamente o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
Em suma, a foto (única) faz parte da Memória do nosso Estado.


 

2 comentários:

  1. Em política é bem assim. Já li sobre esse relato. Só tenho a lamentar e parabenizar seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Conheço esses falsos políticos que governaram e governam nosso. Estado.

    ResponderExcluir