quarta-feira, 21 de abril de 2021

Salvamos a obra que Mario de Andrade e Graciliano Ramos tanto admiravam!

 Este ato server para nós Capixabas.

Quando um cidadão deixa de reclamar quem perde é a coletividade!

Quando estivemos na cidade de Iguape em São Paulo (2009), nos deparamos com o mesmo caso da nossa Igreja de Belém em Viana.

O telhado do sobrado dos Toledos (Patrimônio Tombado), que até então a prefeitura era responsável pela conservação do prédio.  Todavia na calada da noite, um dia antes, em 28 de julho de 2009, da queda do telhado a prefeitura mandou um Ofício rescindindo o contrato de comodato com a Diocese de Registro. O mais interessante é que esse Ofício foi postado nos correios em 03 de agosto de 2009?! Nenhuma autoridade falou uma vírgula sobre o assunto. À época os funcionários da prefeitura: Miguel, Rafael e Carlos Junior deram entrevista na TV dizendo que lavraram um auto de infração!? E contra quem rescindiu o contrato!? A pergunta ficou:  Auto de infração contra a Prefeitura ou contra a Igreja?

É uma piada a céu aberto! Tudo nos faz lembrar uma frase: Quando um cidadão deixa de reclamar quem perde é a coletividade!

 

Em 29/01/2012 ligamos para o Bispo da Diocese de Registro Dom José Luís Bertanha.

Em ligação telefônica, falamos ao Bispo sobre o caus que assola o Sobrado dos Toledos que apresenta inclinação de aproximadamente de 15 centímetros para frente a ponto de cair e, sobre as peças que guarnecem o sobrado (dois leões e a América). Com muita cordialidade, disse que iria ligar para o Iphan imediatamente para tomar as providências.

Além da ligação, mandamos o seguinte expediente ao Bispo:

 

“Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo da Diocese de Registro – São Paulo.

Dom José Luís Bertanha

 

 

Que a graça do Senhor nosso Deus esteja convosco!

Exma. Revma. Sr. — No meio das práticas religiosas, a que as altas funções de prelado chamam hoje V. Exa., consinta que se possa ouvir o rogo, a queixa, a indignação, se não é duro o termo, de um cristão que é dos primeiros a admirar as raras e elevadas virtudes, que exornam a pessoa de V. Exa.

 

Não casual, senão premeditada e muito de propósito, é a coincidência desta carta com o dia de hoje. Escolhi, como próprio, o hoje, pois o tempo não socorre os que dormem; para fazer chegar a V. Exa. algumas palavras sem atavios de polêmica, mas simplesmente nascidas do coração.

 

Na cidade de Iguape temos uma das obras mais elogiadas por pessoas tão nossas conhecidas: Desde o anonimato dos romeiros mais simples a Mario de Andrade; Graciliano Ramos, Roberto Ave-Lallemant e centenas de outros.

 

É o conhecido Sobrado dos Toledos ornamentado por dois leões e a América.

 

A senhora Ana Toledo doou além do sobrado os dois anjos que guarnecem a Igreja Matriz. Em suma: O sobrado seria a “Casa dos Romeiros”, quando vindos à festa de Bom Jesus de Iguape.

 

Ocorre como é de conhecimento público, que o telhado desabou em 2009. Foi capa dos principais jornais locais e estaduais e de muitas críticas.

 

Sem querer tomar vosso precioso tempo, em resumo, peço:

 

Como cidadão, rogo a Vossa Excelência, por competência dessa Diocese, que as peças que guarnecem o sobrado (dois leões e a América) sejam retiradas e levadas a um lugar seguro, pois, tratam-se de peças raras na História de Iguape com mais de 150 anos.

 

A nossa humilde sugestão: Sejam levadas para o Museu da cidade para que os futuros jovens possam ter sua história resgatada.

 

V. Exa. receberá os protestos de nossa veneração.

 

Estêvão Zizzi

 

A resposta do Bispo:

 

 

 

 

“Mitra Diocese de Registro/SP

 

Prezado Dr. Estevão Zizi, desejo-lhe saúde e paz!

Sobre Iguape: nosso Advogado, representante da Mitra Diocesana de  Registro, alertado por seu e-mail vai ao IPHAN pedir novas providências  sobre o Sobrado Santos.

O IPHAN está buscando recursos para a revitalização do Prédio e portanto, salvar os dois leões e a América.

Muito agradecemos seu interesse pela Reforma do Sobrado Santos.

O telhado caiu quando estava no comodato com a Prefeitura de Iguape. Quando chegou a ruína, entregaram imediatamente. - Um gesto sem consequências... usaram e usufruíram até cair. Deixaram o Prédio sem nenhum compromisso. - Isso que é seriedade com um Patrimônio Histórico da Cidade?

Bem vamos tentar encontrar um caminho, o mais rápido possível, para a revitalização do Prédio e fazer bom uso dele.

Um grande abraço,

D. José Luiz Bertanha, Bispo de Registro.”

Final da história: - Hoje o sobrado está restaurado!









Um comentário: