quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Eu não sou comunista!


Eu não sou comunista!
Um dia no Doi - Codi.
Na década de 70, encontrava-me na Praça da Sé em São Paulo, sentado num banco, lendo um exemplar do Jornal O Pasquim. Apesar de não pertencer a nenhum movimento contra a ditadura, ocasionalmente comprava o jornal de uma Kombi que passava rapidamente pelo centro para vendê-lo, pois sua distribuição era proibida em bancas de jornais.
Um belo dia, dois homens se aproximaram e anunciaram: "Você está preso! Vamos!" Ao tentar questionar o motivo, fui arrastado para um carro. Durante o trajeto, ouvi: "Um comunista a menos! Mais um para a cidade de pés juntos no cemitério de Perus."
Ao chegar ao endereço, Rua Tutoia, 921, no bairro do Paraíso, fui conduzido a uma sala onde outro homem iniciou um interrogatório, solicitando informações pessoais. Quando questionado sobre a qual grupo comunista pertencia: COLINA, VAR, MR8, neguei qualquer ligação. Em resposta, ele socou a mesa, indagando o motivo de eu ler um jornal comunista.
Afirmei que não sabia que o jornal era comunista, mas minha explicação foi em vão. Diante da ameaça de pau de arara, mostrei minha carteira de estudante de direito, ao que ele ironizou: "Um futuro advogado comunista? Não, senhor! Sou apenas estudante, e se o jornal é comunista, prometo em não ler mais."
Enquanto o homem saía momentaneamente da sala, os gritos ensurdecedores pelos corredores eram desumanos. Após uma eternidade, ele retornou, pedindo a promessa de não ler mais o jornal e, em seguida, entregou um papel para eu ler em voz alta, comprometendo-me a defender a pátria contra os comunistas: “Em nome da ordem pública, em nome da democracia, em nome do estado de direito, em nome da liberdade de expressão, em nome dos bons costumes, em nome do meu país livre, prometo em defender a pátria contra os comunistas!
Após terminar a leitura, o homem respondeu: - Pode ir! E nem pense em voltar aqui e virar estatística.
Enfim….
“Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não”
Foto: Rua Tutoia,921 - Prédio do antigo Doi-Codi.


 

13 comentários: