quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Relato da viagem de Dom Pedro II ao Espírito Santo


 Breve relato da viagem de Dom Pedro II, transcrito da Revista do Instituto Histórico e Geográfico (RJ) – 1925 – Edição 00098- Volume 0152 (1)

  

Em 26 de janeiro de 1860, suas majestades desembarcaram ao meio-dia. No dia seguinte, o imperador visitou a fortaleza de São João, escolas públicas, e à tarde ocupou-se em recolher um vocabulário dos índios Puris. No dia 28, visitou o convento da Penha. No dia 29, dirigiu-se para o interior da província, visitando a colônia de Santa Leopoldina; naquele mesmo dia, a de Santa Isabel. No dia seguinte, 1 de fevereiro, partiu para o Rio Doce e Nova Almeida. No dia 2, visitou Linhares e a lagoa Juparanã. No dia 6, partiu para Santa Cruz, de onde regressou a Vitória. No dia 7, partiu para Itapemirim, tocando em Guarapari e Benevente. No dia 8, examinou a Colônia do Rio Novo, e no dia 9, com a imperatriz e comitiva, seguiu para a Corte, onde chegou no dia 11, depois de uma ausência de 3 meses e nove dias.

Na fala do trono em 11 de maio de 1860, o imperador expressou sua gratidão aos grandes testemunhos de amor e fidelidade que por toda parte recebeu.


 

Um comentário: