quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Domingas de Bronze


Não deixe de visitar a exposição de 7 a 27 de dezembro!
As vivências de Arte no CMEI Laurentina Mendonça Corrêa, integradas ao projeto “Vitória Viva: Preservando Nossas Raízes”, aproximaram as crianças da Educação Infantil da Arte Pública Capixaba presente em Vitória/ES. A proposta valorizou esculturas que compõem o patrimônio cultural da cidade, despertando nelas um olhar sensível para a história, a memória e a identidade capixaba.
O destaque do interesse infantil foi Dona Domingas, cuja figura inspirou desenhos autorais, experimentações com materiais recicláveis, produção de papel reciclado e a criação de uma grande escultura que fazia alusão à obra original. O trabalho utilizou papel e papelão, matérias-primas presentes no cotidiano da própria Dona Domingas. As crianças também refletiram sobre a ausência de identificação na escultura real e confeccionaram placas com pequenas caixas que seriam descartadas onde escreveram o nome Domingas.
A experiência incluiu ainda uma intervenção artística no muro externo da escola, na técnica do lambe-lambe, utilizando desenhos das crianças e fortalecendo o diálogo entre educação, cultura e cidade. Apesar de não visitarem a escultura em grupo, as famílias participaram levando as crianças ao local, gerando registros que enriqueceram o projeto.
A iniciativa alcançou também a comunidade artística. Ao conhecer o trabalho, o poeta capixaba Francisco José Leite escreveu o poema “Domingas de Bronze”, que deu nome à exposição final das crianças. Assim, as ações promoveram consciência ambiental, valorização da memória local e o reconhecimento da arte urbana como parte da vida e das histórias das crianças.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário